Plano estratégico para área de educação é lançado por Ibaneis.


O plano tem entre as prioridades a segurança nas escolas, valorização dos servidores, uso de tecnologia e construção de creches.

Em meio à onda de ameaças de ataques a colégios do DF e à polêmica da militarização das escolas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) lança nesta segunda-feira (25/3) o EducaDF, plano estratégico da rede distrital de educação.

O programa é constituído de cinco prioridades: valorização dos profissionais da educação; atenção especial para as escolas que mais precisam; promoção da cultura de paz e responsabilização de autores de atos que desrespeitem o ambiente escolar; construção de mais creches e escolas para a rede; e uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Os detalhes do EducaDF serão anunciados durante o lançamento, que ocorre no Palácio do Buriti, a partir das 11h.

Segundo o secretário de Educação, Rafael Parente, o Distrito Federal pretende ser o ente federado mais avançado em saúde, segurança, tecnologia, economia, cultura e ciência, entre outras, e, para isso, o investimento prioritário em educação é fundamental.

“As sociedades avançadas que conseguiram se desenvolver investiram necessariamente em educação. Por isso, para atingir nossa missão aqui no DF, criamos esse plano estratégico com macropolíticas que serão implementadas por etapas e todas com avaliações periódicas”, explicou.

Em assembleia no último dia 14, os professores fecharam a pauta de negociações com o GDF. A categoria quer reajuste de 37%, mesmo percentual que deve ser oferecido aos policiais civis. Os docentes também se colocaram contrários à gestão compartilhada com militares nas escolas.

Os professores cobraram, ainda, o pagamento da terceira parcela do aumento do funcionalismo, que deveria ter saído em 2015; o cumprimento das 21 metas do Plano Distrital de Educação (PDE); a regularidade nos repasses do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf); e a construção/reforma de escolas e creches públicas. Também estão entre os pedidos da categoria: reajuste do auxílio-alimentação; plano de saúde; pagamento da pecúnias, entre outros.

Fonte: Metrópoles

#Ibaneis #SecretariadeEducação #GDF #EducaDF

1 visualização
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • White Twitter Icon
leão icone.png

LEIA PRIMEIRO

© 2020 POR MARCK PUBLICIDADE.