Após declarações Mandetta perde apoio de militares

Na percepção de militares, Mandetta não respeita a hierarquia e pouco fez para manter a paz costurada por eles com o presidente Jair Bolsonaro na semana passada



O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, perdeu boa parte do apoio de que gozava entre os militares que fazem parte do núcleo mais próximo do presidente. O motivo é a percepção por parte dos ministros Walter Souza Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) de que Mandetta não respeita a hierarquia e que pouco fez para manter a paz costurada por eles com o presidente Jair Bolsonaro na semana passada. Ramos e Braga Netto foram os principais artífices da trégua selada entre o presidente e o ministro na semana passada, quando Mandetta ficou por um fio de ser demitido. Eles aconselharam Bolsonaro a não demitir o auxiliar em meio à pandemia. Também ficou claro para o governo na ocasião a força política que Mandetta havia adquirido no cargo e seu prestígio junto à opinião pública, por conta de sua abordagem técnica do combate ao coronavírus e da facilidade que tem para se comunicar.


Continua depois da Publicidade


Entretanto, a entrevista concedida por Mandetta ao “Fantástico”, no domingo, foi considerada uma afronta até mesmo por quem o defendia dentro do governo. No programa da TV Globo, Mandetta disse que “quando você vê pessoas entrando em padaria” isso é “uma coisa equivocada”. Três dias antes, Bolsonaro havia entrado em uma padaria em Brasília para tomar um cafezinho. O ministro também afirmou que a população brasileira não sabe se segue as suas recomendações ou as do presidente. As falas de Mandetta foram vistas como uma provocação no Palácio do Planalto. Há quem interprete no governo que o ministro deseja ser demitido antes de a pandemia de covid-19 atingir seu pico no Brasil - o que segundo o próprio Mandetta só deve ocorrer entre maio e junho.


Por Marcos Alexandre com informações do Valor Investe




288 visualizações
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • White Twitter Icon
leão icone.png

LEIA PRIMEIRO

© 2020 POR MARCK PUBLICIDADE.