Detran - GO alerta para golpe de boletos falsos

Com a aproximação do calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Licenciamento, os proprietários devem ficar atentos para não cair em golpes.


Nesse início de ano, já chegaram, informalmente, ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) reclamações de que boletos falsos teriam sido enviados a residências de proprietários de veículos. Por isso, a orientação é que os proprietários verifiquem com atenção os dados impressos no boleto antes de efetuar o pagamento.


Os contribuintes devem checar no boleto, os dados do veículo, do Detran-GO e se o banco é a Caixa Econômica Federal. Na dúvida, segundo o diretor de Atendimento e Inovação do Detran-GO, coronel João Batista Freitas de Freitas Lemes, devem entrar no site www.detran.go.gov.br ou no aplicativo DetranGO On e gerar um novo documento. Eles podem, ainda, procurar um posto de atendimento presencial da autarquia ou unidade Vapt Vupt para obter o boleto.


Quando o proprietário do veículo paga um boleto falso, o dinheiro vai para uma conta de uma outra instituição financeira e os débitos permanecem em aberto, visto que não há nenhuma ligação com o Detran-GO. Assim que houver uma queixa formal, a autarquia acionará a Polícia Civil para que o caso seja investigado.


Continua depois da Publicidade



Golpes pela internet


Em 2017, a tentativa de golpe contra os proprietários de veículos ocorreu pela internet. Foi verificado que criminosos teriam criado domínios na web, com IPs no exterior para dificultar o rastreio, e estavam gerando boletos falsos. Na época, a Gerência de Tecnologia da Informação bloqueou as páginas identificadas, mas alerta que elas poderão ser reativada se os falsários mudarem o IP novamente. Por isso, os usuários que optarem por gerar boletos pela internet devem utilizar apenas o endereço do Detran-GO na rede, que é www.detran.go.gov.br. A autarquia não se responsabiliza por boletos ou documentos gerados em qualquer outro domínio.


O Detran-GO só utiliza dois tipos de documentos de cobrança: o Documento Único de Cobrança (DUA) e o boleto, que é entregue na residência do proprietário ou pode ser retirado em uma unidade Vapt Vupt, no endereço eletrônico www.detran.go.gov.br ou gerado pelo aplicativo. No caso do boleto, aparece a logomarca e o número da Caixa Econômica Federal. Todos os boletos referentes a serviços ou taxas do Detran-GO que estiverem ligados a outras instituições são falsos.


Com informações do Detran-GO


36 visualizações
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • White Twitter Icon
leão icone.png

LEIA PRIMEIRO

© 2020 POR MARCK PUBLICIDADE.