Municípios e estados podem entrar na reforma da Previdência com dispositivo em discussão no Senado


Depois de ter excluído estados e municípios da reforma da Previdência, há uma nova mobilização na Câmara dos Deputados para voltar a analisar o tema.

A avaliação de líderes da Câmara ouvidos pelo blog é que essa disposição pode mudar com o dispositivo colocado no relatório da reforma da Previdência no Senado, que passa a responsabilidade aos governadores para que aprovem as mesmas regras nas assembleias legislativas por lei ordinária.

O dispositivo colocado no texto pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) abriu uma nova janela de negociação na Câmara. Isso porque os governadores – principalmente da região Nordeste – terão que se empenhar não só para aprovar o texto no Congresso Nacional, como depois, nas assembleias.

Para parlamentares, o desgaste junto às corporações estaduais de servidores públicos, inclusive professores e policiais, seria compartilhado também pelos deputados estaduais.

“Todo mundo passa a dividir a responsabilidade. Antes, o ônus ficaria para o Congresso e o bônus da aprovação da reforma seria dos governadores. Agora, bônus e ônus serão divididos por toda a classe política”, disse um deputado que articula essas modificações.

Fonte: G1

#Municípios #estados #reformadaPrevidência #SenadoFederal

5 visualizações
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • White Twitter Icon
leão icone.png

LEIA PRIMEIRO

© 2020 POR MARCK PUBLICIDADE.