O legislativo de Águas Lindas entre a Cruz e a Espada

Atualizado: 31 de Dez de 2019



A Câmara Municipal de Águas Lindas tem passado por debates importantes nos últimos dias, desde a relação de gastos da casa a aprovação do Plano Diretor do Município.

Não apenas nas quatros paredes da casa de lei, mas também com uma grande parte da população, podemos citar, o consórcio Caesb-Saneago, ENEL, a criação da Rodoviária Intermunicipal e Interestadual, debates que tem levando os moradores a participarem de forma mais frequente das sessões e também do debate entre amigos e familiares em suas casas e nas ruas da cidade.





APROVADO O AUMENTO DE DUAS CADEIRAS NA PRÓXIMA LEGISLATURA


Mesmo com as reclamações de uma grande parcela dos moradores sobre os gastos da casa nos últimos meses, ainda assim foi aprovada a propositura do vereador Jota Barros (PMN) e Oliveira Junior (PPS) por 13 votos favoráveis a cinco votos contra, em primeira votação da emenda à Lei Orgânica do município aumentando o número de cadeiras no Legislativo aguaslindense que aumentará de 19 para 21 vereadores.


O PL 44 QUE REDUZIRIA OS SALÁRIOS DOS VEREADORES NÃO É APROVADA


Na última terça dia 12, a câmara de vereadores se encontrou entre a Cruz e a Espada, de um lado uma pauta de grande interesse popular onde o voto de cada um dos pares seria decisivo no nível de rejeição ou aprovação junto aos seus eleitores , do outro, a demanda de trabalhos de suas agendas na qual em sua grande maioria não há verbas ou benefícios para cumpri-las, ou seja em 80% das demandas dos parlamentares de águas lindas, o custo sai dos seus próprios salários.


O vereador Evandro do Rainha da Paz (PSB) levou a casa o projeto de lei n° 44 que

o salário de cada vereador a um salário mínimo por sessão, com o limite de cinco sessões ordinárias por mês. Cada vereador iria receber no máximo R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) ao mês, gerando uma economia de aproximadamente 150 mil reais ao mês e 2 milhões de reais ao ano. O salário atual dos vereadores de Águas Lindas de Goiás é de R$ 12.661,12 ao mês.


LEIA A EDIÇÃO COMPLETA DO JORNAL GAZETA DO ESTADO

https://gazetadoestado.s3-eu-west-1.amazonaws.com/uploads/arquivos/2019/11/4070.pdf





O projeto de lei entrou em votação na última terça (12) e não foi aprovada pela maioria.

Com três votos a favor, 10 contra, uma abstenção e quatro ausências o PL 44 não foi aprovada. O vereador Éder Nunes (PSD) votou a favor com a inclusão de uma emenda de sua autoria, que igualaria os salários dos vereadores aos professores da rede pública, aumentando o salário do professor, aumentaria o salário dos vereadores.


O vereador Aderson da Modelle (PTB) acompanhou a proposta do vereador Éder Nunes.

Os demais pares foram harmônicos em seus votos, ao coro de demagogia, referindo-se a proposta do vereador Evandro, que a mesma seria de cunho eleitoreira, e que os seus

salários eram usados para trabalhos sociais e custos de translado, entre outros, com esse discurso a grande maioria não aprovou o PL 44.





CONFIRA COMO FOI A VOTAÇÃO DO PL 44 QUE REDUZIRIA OS SALÁRIOS DOS VEREADORES


A Favor


Evandro do Rainha da Paz ( PSB)

Éder Nunes (PSD) com emenda

Aderson da Modelle (PTB) com emenda


Contra


Aluísio da Artec (PSC)

Everaldo PTC Veículos (PTC)

Enfermeira Neide (PSD)

Luis de Aquino (Sem partido)

Natália (PSDB)

Osmar Resende (Republicanos)

Oliveira Júnior (PPS)

Pastor Jorge (Republicanos)

Tim da Madeireira (Democratas)

Thiago Eloy (PSD)

Vandeley Blá (PTB)


Abstenção


Rogemberg Barbosa (Republicanos). O presidente goza da prerrogativa de votar apenas em situação de empate.


Ausentes


Jacó do Esperança (PTC)

J. Barrros (PTN)

Professor Silvério (PV)

Professor Ulisses (PTB)


Há um ano das próximas eleições municipais o eleitor de Águas Lindas está acompanhando de perto os trabalhos da câmara municipal, as ações e decisões dos seus representantes.


Renovação tem sido o clamor nas ruas de Águas Lindas e com certeza o pleito de 2020

será um dos mais disputados da história do município.


Ah.. Não posso deixar de lembrar, que todas às sextas temos nosso encontro marcado no seu Programa Imparcial na sua Cidade TV. Acesse:

https://www.facebook.com/programaimparcial/


0 visualização
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • White Twitter Icon

LEIA PRIMEIRO

© 2020 POR MARCK PUBLICIDADE.