Um sistema penitenciário bem definido reflete segurança para a sociedade, frisa vice-governador

Em entrega de unidade prisional em Águas Lindas de Goiás, Lincoln Tejota destacou que Programa Goiás de Resultados trabalha pela ressocialização dos encarcerados


O Governo de Goiás inaugurou nesta quinta-feira (6) a Unidade Prisional de Águas Lindas de Goiás. A obra havia sido iniciada em 2013, mas foi embargada e paralisada por quatro vezes. Os governos federal e estadual investiram juntos 20,8 milhões de reais.


O presídio tem capacidade para 300 detentos e possui quatro blocos com câmeras de videmonitoramento, além de dois galpões para o exercício de atividades laborais em atendimento à política de reintegração social.


Durante a solenidade de inauguração, ao lado do governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota destacou que a reinserção do preso na sociedade, por meio do trabalho e do aprendizado de um ofício, é uma das principais metas do Programa Goiás de Resultados, do qual é coordenador.


“A ressocialização é uma das frentes de trabalho do Goiás de Resultados, em parceria com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária. A sociedade sempre questionou o custo do sistema prisional aos cofres públicos e o emprego da mão de obra carcerária é um anseio antigo da população. Antes, se gastava mais com um preso do que com um aluno de escola pública. Como podemos querer um Brasil diferente agindo dessa forma?”, indagou o vice-governador que, em seguida, completou que essa realidade já está sendo transformada em Goiás.


Segundo Lincoln Tejota, o Governo de Goiás tem buscado modelos de ressocialização que deram certo em outros estadosbpara que a população carcerária apta, possa trabalhar e, de alguma forma, reduzir os custos para o Estado e devolver para a sociedade bens ou serviços”, afirmou ele.


De acordo com o vice-governador, essa entrega já foi possível durante a pandemia do coronavírus, em que os encarcerados puderam produzir equipamentos de proteção individual para os servidores do sistema prisional e da saúde, atendendo a demanda e gerando economia para os cofres públicos. “Eu acredito muito na restauração dessas pessoas pelo trabalho, que gera também a redução dos índices de criminalidade e reincidência. Como bem diz o governador Ronaldo Caiado, o melhor programa social é o emprego. Um sistema penitenciário bem estabelecido significa segurança para a nossa sociedade”, salientou.


Já o governador Ronaldo Caiado reforçou ique, em sua gestão, as obras somente são inauguradas quando estão efetivamente prontas e aptas a cumprirem sua finalidade. “Só inauguramos aquilo que está pronto para funcionar ou já está funcionando e essa unidade está pronta para receber as pessoas que vão cumprir a pena aqui. Elas não ficarão aqui de braços cruzados, esperando o tempo passar. Aqui nos galpões, vão trabalhar e pagar a dívida que têm com a sociedade”, declarou o chefe do Executivo goiano.


Histórico familiar


O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, ao cumprimentar o vice-governador, relembrou a importância de Sebastião Tejota, pai de Lincoln Tejota, no processo de emancipação do município. “Enquanto deputado estadual, seu pai foi fundamental para que isso saísse do papel”, destacou o prefeito.


“Tenho uma história diferenciada com Águas Lindas por meu pai ter sido um dos responsáveis pela emancipação do município, que na época contava com pouco mais de 60 mil habitantes e hoje vemos o potencial que essa cidade tem, a forma como ela cresce e isso se deve também ao seu trabalho. Me alegra ver o crescimento de Águas Lindas e também do Entorno de Brasília, região que foi por anos esquecida, mas que faz parte dos planos do nosso governo. Temos trabalhado para que o desenvolvimento e os serviços públicos cheguem aos cidadãos de todos os cantos desse estado”, disse Lincoln Tejota ao agradecer a lembrança feita por Hildo do Candango.

20 visualizações
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • White Twitter Icon
leão icone.png

LEIA PRIMEIRO

© 2020 POR MARCK PUBLICIDADE.