VÍDEO: Governo de Goiás e UEG lançam Programa Minha Vaga

Ao todo, 2.395 vagas são ofertadas para graduações espalhadas por todo o estado de Goiás.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PrG), lançou, na quarta-feira, 29, o programa Minha Vaga - Processo Seletivo para Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa e Portadores de Diploma de Curso de Graduação. As vagas estão disponíveis em mais de 30 municípios (no sistema tradicional ou a distância – EaD) e são para ingresso no 2º semestre de 2020. Os editais já estão à disposição no site www.minhavaga.ueg.br.


O evento de apresentação foi no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com a presença do governador Ronaldo Caiado, do reitor da UEG, professor Valter Gomes Campos, e representantes da gestão da UEG, além do vice-governador Lincoln Tejota e do Secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás, Márcio César Pereira.


O reitor interino da UEG fez uma apresentação a respeito dos passos da UEG desde o início do ano, destacando ações como a reestruturação administrativa e acadêmica e as ações durante a pandemia de Covid-19, como a adoção do plano de aulas remotas com mediação de tecnologia, além da integração a ações de pesquisa e prevenção ao novo coronavírus. O reitor chamou a atenção especialmente para o processo seletivo Minha Vaga.


Ele ressaltou que a capacitação de jovens vai justamente ao encontro de um dos objetivos da Secretaria de Retomada, criada pelo Governo de Goiás para reconduzir Goiás no período pós-pandemia. "A universidade tem se esforçado para contribuir com o Estado nesse momento tão desafiador. E tentamos fazer isso olhando para o futuro, buscando meios para a superação. E o próprio programa Minha Vaga é exemplo desse contexto, pois dá a oportunidade aos jovens para ingressar no Ensino Superior", explicou.


O governador Ronaldo Caiado ressaltou que a ideia que precisa prevalecer é justamente esta, a de focar em projetos, estudos, pesquisas e ações que possam contribuir para que Goiás supere o mais rapidamente possível o quadro enfrentado durante a pandemia. Ele ressaltou que o Estado se antecipou quando adotou medidas preventivas em março e que agiu em sentido semelhante ao criar a Secretaria da Retomada.


"A UEG está cumprindo seu papel, estendendo as mãos aos nossos jovens, ofertando quase 2.400 vagas em cursos superiores em todo o Estado de Goiás a custo zero, sem pagamento de taxa de inscrição, sem pagamento de mensalidade", destacou o governador. Ele acrescentou que a Nova UEG precisa, de maneira geral, focar cada vez mais no aumento da qualidade, dando atenção ao ensino e também à pesquisa.


O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, disse reconhecer todo o esforço que a UEG tem feito para se destacar e que o lançamento do Minha Vaga é um exemplo claro deste contexto. Já o vice-governador Lincoln Tejota lembrou que a universidade viveu dias difíceis, mas que dá mostras claras de que está trilhando um novo caminho. "É fundamental notar que a UEG está nessa retomada" disse. Ele acrescentou que o desenvolvimento de nações está intimamente ligado aos investimentos em ciência e educação.


Também estiveram presentes à solenidade o secretário de Comunicação, Tony Carlo; o chefe de Gabinete da Governadoria, Alex Godinho; a chefe de gabinete da UEG, Cristhyan Milazzo, as pró-reitoras Suely Cavalcante (Graduação) e Adriana Ribon Ogera (Extensão e Assuntos Estudantis), e os diretores de institutos acadêmicos Rodrigo Messias de Souza (Ciências Sociais Aplicadas), Vanessa Amaral (Ciências da Saúde e Biológicas), Antônio Cruvinel Borges (Ciências Tecnológicas) e Francisco Rocha (Educação e Licenciaturas).


Assista


Editais


Foram dois editais publicados nesta quarta, um com vagas disponíveis para os cursos presenciais da UEG e outro para os cursos de licenciatura à distância. Ao todo, 2.395 vagas são ofertadas para graduações espalhadas por todo o estado de Goiás. As inscrições deverão ser realizadas no próprio portal eletrônico do Minha Vaga (www.minhavaga.ueg.br) até o fim do mês de agosto. confira abaixo os editais:


Edital Minha Vaga 2020/2 para Cursos Presenciais (Reingresso, Transferências e Portadores de Diploma de Graduação)


Edital Minha Vaga 2020/2 para Cursos a Distância (Reingresso, Transferências e Portadores de Diploma de Graduação)


Das vagas disponíveis, 1.203 são para cursos vinculados ao Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas; 564 ao Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas; 219 ao Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas; 85 ao Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas; e 324 vagas ao Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade.


O sistema Minha Vaga garante o reingresso de alunos com matrícula trancada, permite o acesso de estudantes portadores de diploma e a transferência de acadêmicos vindos de qualquer outra universidade do País. "O Minha Vaga destravou o acesso à universidade. Com isso, milhares de alunos se matricularam na UEG por meio dessa modalidade de ingresso", destaca a pró-reitora de Graduação, Suely Cavalcante.


Para o reitor interino da UEG, Valter Campos, o programa é interessante tanto para os estudantes quanto para a própria universidade. "Trata-se de uma oportunidade interessante para que alunos que atendam a determinados requisitos ingressem em nossa universidade fora do processo tradicional, que é o vestibular. Além disso, também é importante para a UEG a partir do momento que as vagas ofertadas estão desocupadas", explica.


Informações sobre o número de vagas disponíveis em cada curso, turno, câmpus/unidade universitária, documentação necessária, cronograma e outras disposições devem ser conferidas nos editais do Minha Vaga.


O formulário eletrônico de inscrição ficará disponível para os candidatos no site www.minhavaga.ueg.br

Antes de se inscrever, o candidato deve se cadastrar ou, se for o caso, recuperar o cadastro para acessar o portal de candidatos.


O resultado preliminar será publicado no início de setembro, no site da UEG. O período para recursos também será em setembro. O resultado final, juntamente com o edital de convocação para cadastramento e matrícula, será publicado em meados de setembro.


Continua depois da Publicidade


Requisitos:


Transferência Interna: Os candidatos deverão estar regularmente matriculados no período letivo de 2020/1, respeitando o prazo máximo de integralização previsto pelo curso;


Transferência Externa: Os candidatos deverão estar regularmente matriculados ou com trancamento de matrícula no semestre letivo de 2020/1, respeitando o prazo máximo de integralização previsto pelo curso com objetivo de dar prosseguimento nos estudos;


Reingresso: É permitido somente para os candidatos que não efetuaram a renovação de matrícula na UEG por um período letivo consecutivo, respeitando o prazo máximo de integralização previsto pelo curso;


Portadores de Diploma: Para concorrer à vaga como Portador de Diploma de Graduação, o candidato deve comprovar ter concluído ao menos um curso de graduação.

Veja todas as informações sobre o perfil de cada uma das categorias nos editais.


Informações gerais - Minha Vaga


O que é? – É um Processo de seleção para aqueles ou aquelas que desejam reingressar em um curso que tenha abandonado (Reingresso), que queiram fazer transferência entre cursos da UEG (Transferência Interna) ou vir de outras instituições de ensino superior (Transferência Externa) ou ainda ingressar como Portadores de Diploma de Graduação em algum dos cursos da instituição. São ofertadas as vagas que não foram preenchidas no vestibular e de alunos desistentes dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia).


Qual a importância? – É um processo interessante tanto para os estudantes quanto para a UEG. Trata-se de uma oportunidade para diferentes candidatos darem continuidade aos seus estudos, assim como ocuparem vagas ociosas nos vários cursos de graduação da instituição. Os dados do Censo da Educação Superior 2017, divulgado pelo Ministério da Educação, revelaram que a taxa de vagas ociosas nas universidades brasileiras estava acima de 50%, o que é muito ruim para as instituições de ensino. Considerando que neste mesmo ano na UEG a taxa de vagas ociosas estava em torno de 51% e buscando possibilidades para o enfrentamento do problema, o Minha Vaga surgiu como uma política da UEG para diminuir o número de vagas ociosas na instituição e, principalmente, dando oportunidade aos muitos estudantes que sonham em estudar em uma universidade pública, contribuindo assim para a expansão da educação superior em Goiás.


Como funciona? - Os editais de seleção Minha Vaga são abertos em todos os semestres, geralmente publicados nos meses de julho e janeiro. Este ano, em função da pandemia de novo coronavírus (covid-19), todo o processo de seleção será realizado exclusivamente pela Internet.


Quem pode participar? - Para concorrer à vaga no processo de seleção, os candidatos deverão estar regularmente matriculados ou com trancamento de matrícula em um curso de graduação na UEG ou em outra IES no semestre letivo de 2020/1 ou já serem portadores de diploma de graduação.


Existe diferença do candidato aprovado em vestibular com o candidato aprovado pelo Minha Vaga? – Após aprovação e matrícula, nenhuma diferença, pois todos cursam nas mesmas condições.


Quantas vagas o Minha Vaga já ofertou? – 24.237 vagas, sendo que com as vagas deste edital o número vai para 26.632 vagas.

Qual será o período de inscrições? – Da data de publicação esta semana até o fim do mês de agosto;

Onde e como faço minha inscrição? – No site www.minhavaga.ueg.br

Qual o valor da taxa de inscrição? – Não existe taxa de inscrição.

As vagas serão para cursos presenciais ou à distância? – Neste ano a UEG ofertará 2055 vagas para os cursos presenciais e 340 para os cursos à distância.

Edital estará disponível em – www.minhavaga.ueg.br

Onde posso obter mais informações? – Via email: prg@ueg.br


SERVIÇO


MINHA VAGA

Inscrições para Transferências Interna e Externa, Reingressos e Portadores de Diploma


Cadastro e Inscrições: da data do lançamento do edital até o fim de agosto (conferir no edital)

Local: www.minhavaga.ueg.br


Vagas disponíveis

938 vagas - Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL);

489 vagas - Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB);

219 vagas - Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT);

85 vagas - Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA);

324 vagas - Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS).


Com informações da Comunicação Setorial|UEG


0 visualização
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • White Twitter Icon

LEIA PRIMEIRO

© 2020 POR MARCK PUBLICIDADE.